Guia básico: entendendo a jungle

Update: guia possui informações desatualizadas.

Eu sempre pensei em escrever alguns guias, então resolvi começar um e postar por aqui. Esse primeiro guia será sobre a role jungler.

OBS: recomendo ter uma pequena noção do jogo para ler este guia. Tentei traduzir alguns termos que consegui, mas  é bom ter um conhecimento prévio do game.

Quem é e o que faz o jungler?

O jungler é aquela pessoa que não irá farmar nas lanes e sim matar os monstros neutros da jungle, mas não só isso, seu objetivo será você servir como um suporte para todas as lanes. Seu objetivo principal não é sair matando todo mundo ou destruir torres, seu objetivo é ajudar seus aliados a vencerem as lanes deles.

A performance dos junglers depende fortemente do time, então basicamente quem ganha o jogo, ganha a jungle. Desde que nós perdemos ambos os jogos, não havia muito que OddOne podia fazer, a não ser pegar um campeão diferente ou diminuir os erros. -Dyrus, solo top do Team SoloMid, falando de sua partida contra Azubu Frost nas qualificatórias do final da Season 2.

Monstros neutros.

A jungle no mapa Summoner’s Rift (5v5) consta de:

  • 2 campos contendo um  Giant Wolf e dois  Wolves.
  • 2 campos contendo um  Golem e um  Big Golem.
  • 2 campos contendo um  Wraith e três  Lesser Wraiths.
  • 2 campos contendo um  Ancient Golem e dois  Young Lizards.
  • 2 campos contendo um  Lizard Elder e dois  Young Lizards.
  • Um campo contendo o  Dragon.
  • Um campo contendo o  Baron Nashor.

A jungle no mapa Twisted Treeline (3v3) consta de:

  • 2 campos alternando entre dois  Golems e um  Giant Wolf com dois  Wolves.
  • 2 campos  alternando entre um  Wraith cin três  Lesser Wraiths e um  Golem com um  Lizard e um  Young Lizard.
  • 2 campos alternando entre um  Rabid Wolf com dois  Giant Wolves e um  Ghast com dois  Wraiths.
  • Um campo contendo o  Grez, The Lizard Lord.
  • Um campo contendo o  Ebonmaw, The Terror of Zaun.

OBS: os que aparecem na lista com “2 campos” é porque é um para cada lado do mapa.

Cada monstro que você matar, dá ouro e experiência para quem os matou e para os aliados que estiverem por perto. Com o decorrer do jogo, a experiência e ouro ganhos vai aumentando. O Ancient Golem, Lizard Elder e Grez, também oferecem um buff apenas para quem o matou. Já o Baron Nashor e o Ebonmaw dão ouro, experiência e buff para todos os aliados vivos.

Seu outro objetivo como jungler, é farmar através destes monstros mais fracos e deixar o Baron e Dragon para ser pego em equipe.

Informações e imagens retiradas do site League of Legends Wiki.

Pegar ou não pegar o buff?

Como disse no tópico anterior, alguns monstros dão buff apenas para quem o matou. Mas o que esses buffs fazem?

  • Blessing of the Lizard Elder (mais conhecido como “red buff”): obtido após matar o Lizard Elder ou o Grez. Ao dar um ataque básico, este buff diminui a velocidade do movimento do inimigo, causa dano ao decorrer do tempo e também causa “true damage” (ou seja, ignora armadura).
  • Crest of the Ancient Golem (mais conhecido como “blue buff”): obtido após matar o Ancient Golem. Este buff regenera mana mais rápido e diminui a recarga das habilidades.

É sempre bom você pegar o red ao gankar (ou seja, ir numa lane para matar um inimgo e deixá-lo em desvantagem númerica) uma lane, pois ele irá diminuir a velocidade do movimento do inimigo, dificultando assim sua fuga, além de causar mais dano.

Normalmente os heróis que ficam na mid lane são APs (ou seja, que causam mais dano através de suas magias ao invés de ataques básicos), logo eles precisam ficar usando suas magias para causar mais dano. Por causa disto, eles se beneficiam (e muito) do blue buff. Este buff o permitirá a atacar os inimigos e ficar protegendo sua lane por mais tempo.

O usuário dbemerlin deu uma boa explicação, no site Arqade (stackexchange), sobre quando se deve dar o blue buff pro seu mid ao invés de você pegá-lo. Vou traduzir umas partes que merecem ser destacadas:

Se o jogador do mid usar um campeão que pode obter grande vantagem do blue buff – por exemplo Anivia, Ahri, Karthus e a maioria dos feiticeiros que utilizam mana – então dar o blue buff é a ação mais importante que você pode fazer para vencer o jogo.

Como jungler, seu objetivo não é vencer o jogo, seu objetivo é ajudar os outros ganharem as lanes. Perder essa experiência e gold vale a pena.

Ele também comenta sobre exceções, como o mid não precisar do buff (então você vê se alguém mais do seu time se beneficiaria melhor do buff), você usar um campeão que usa muita mana (aí você pega os dois primeiros buffs e depois comece a dar pro mid, já que você já deverá ter uma regeneração de mana melhor) e o seu mid não estar jogando direito e está morrendo toda hora (ao morrer, o possuidor do buff passa-o para quem o matou).

Eu já joguei uma partida onde o jungler não só dava o blue buff pro mid, mas ele também dava o red buff pro top laner (eu estava nesta lane) e vocês não sabem o quanto facilitou a minha lane. Quando vou de jungler, eu normalmente dou o segundo blue buff em diante pro meu mid (até quando estou com alguém como Amumu, que utiliza muita mana). É mais fácil eu voltar pra base e recuperar mana, do que alguém da lane.

Counter-jungle.

Desde que a jungle recebeu um grande update, counter-jungle já não é tão afetivo quanto antes. É claro que pegar mais gold e experiência é sempre bom (ainda mais quando se tira dos inimigos), mas seu maior objetivo, caso for dar counter-jungle, é roubar os buffs.

Pro tip: quando for fazer counter-jungle, sempre deixe algum minion. Os monstros da jungle só dão respawn depois que TODOS os monstros daquele campo foram destruídos.

Junglers.

Lista com recomendações de junglers no League of Legends:

Conclusão.

Se você pensa em seguir na role de jungler, lembre-se que seu objetivo não é ser o maior assassino do time, mas sim o suporte de todas as lanes. Deixe as kills para os membros das lanes, pois eles se beneficiarão bem mais delas. Lembre-se: há diferença entre roubar kill e salvar seu aliado.

Espero que tenham gostado do guia. Críticas são sempre bem-vindas, desde que sejam construtivas  Caso este guia sofra alguma atualização significativa, postarei avisando lá no Twitter.

2 pensamentos sobre “Guia básico: entendendo a jungle

  1. Excelente Guia Tiaguinho. Selo Skorp de aprovação. Dependendo da situação eu discordo só da parte em “deixar a kill para os laners”. Isso é situacional e carece de atenção do time. Se o jungler tiver a capacidade de derrubar o alvo, e ter assim um assassino mais implacável acho digno deixar para o jungler a kill. Um jungler mais “equipado” consegue virar team fights.

    My 2cents…

    • Valeu, Leo! :D
      O negócio é aquele: você ter um assassino mais implacável, não devia estar na jungle. Você feedando uma lane, você pode até pensar em “deixar” aquela lane, pois seu laner está muito forte para ser derrubado.
      Já vi partida que o jungler dos caras (era um Olaf se não me engana), deixava o cara com pouquíssimo HP e… já ia voltando, deixando a kill pro seu laner. Sabemos que um Olaf feedado é difícil de ser parado, mas deixar sua lane feedada, é bem mais chato pro time inimigo, pois eles não terão controle na lane.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s