Memória e Remember Me

Remember Me

(OBS: essa não é uma análise do jogo e sim apenas um pequeno texto para mostrar rapidamente a ideia do jogo)

Confesso que até o dia do lançamento de Remember Me, eu nunca tinha ouvido falar dele. Vi alguém comentando sobre o jogo na timeline e decide testá-lo.

Remember Me é um jogo de ação desenvolvido pela DONTNOD Entertainment e publicado pela Capcom. O jogo se passa em Neo-Paris, no ano de 2084 e você está na pele de Nillin, uma Caçadora de Memórias. Após ser capturada pelas autoridades e ter sua memória apagada, seu objetivo, após fugir da prisão, é recuperar sua memória.

O jogo aborda uma questão bem interessante sobre a memória e o ser. Responda para si: quem é você? Você poderá falar que és uma pessoa legal e divertida, pois alguém já lhe disse isso ou as ações que já fez o leva a pensar assim. Ou seja, você é o que você lembra (como bem diz uma placa no texto). Memória é um conjunto de procedimentos que permite manipular e compreender o mundo, levando em conta o contexto atual e as experiências individuais, recriando esse mundo por meio de ações da imaginação. Esta é a definição de memória para José Lino Bueno, professor da Universidade de São Paulo. Mas e se você não se lembrasse de algumas coisas do seu passado, quem você seria? Não, você não pode ser o Batman.

Remember Me 2

Agora imagine o poder de poder controlar a memória de outra pessoa ou até mesmo modifica-la. Sim, o jogo o leva a esta possibilidade. Parecido com o que Dom, personagem de Leonardo DiCaprio no filme A Origem (Inception), faz. A diferença é que o processo pode ser feito enquanto a pessoa está acordada. Foi até mesmo este o motivo de terem prendido a Nilin, além de poder roubar, ela também podia modificar a memória das pessoas. Podendo fazer assim, com que tudo que a pessoa acreditava até o dado momento, fosse uma completa mentira. Imagine como (mais) fácil seriamos manipulados. É incrível, e até um pouco assustador, ver os mendigos de Neo-Paris pedindo por um pouco de memória, pois esta é o novo tipo de droga.

O futuro da humanidade pode ser como o representado em Remember Me. Ou ter nada parecido. Até lá, basta esperar. Enquanto isso, vou ali roubar umas memórias com a Nilin.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s